Como se recuperar de lesões/tudo sobre(calistenia)
Fala galerinha como estão os treinos ,tudo numa boa ? O que ? Você se lesionou? Não sabe o que pode ter causado essa lesão e o que se pode fazer após ter sofrido uma ? Então venha comigo agora , pois neste artigo vou explicar as causas das maiorias das lesões e como você pode está se prevenindo delas.
Esse é um dos maiores problemas encarado por todos praticantes de esportes físicos ,na calistenia não é diferente. Quando nós falamos de pratica de exercício , aumento de performance, esforço físico e tudo que fazemos com nosso corpo .os risco de lesões são inevitáveis. Principalmente quando não estamos dando a devida atenção aos cuidados necessários. Nos lesionados as vezes por motivos bobos e de desatenção. Portanto é extremamente necessário ter consciência do que estamos fazendo.
As maiores causas de lesões na calistenia
• Tentar executar movimentos além da sua capacidade : O maior vilão sem dúvidas que contribui para que surjam lesões em nosso treinos é a falta de conhecimento sobre o próprio corpo! Muitas lesões nascem quando tentamos correr sem saber engatinhar. Na ansiedade de conseguir fazer o primeiro movimento de calistenia, muitos sem ter preparo o suficiente ,tanto técnico quanto físico, acabam ultrapassando os limites.
• Executar os exercícios de forma errada por muito tempo : Esse tipo de causa é a mais silenciosa e sorrateira, quando você vê j está com um tendão ou músculo danificado. As vezes por desconhecimento do exercício ou falta de cautela, criamos alguns vícios e nem nos damos conta de que estamos errando. Executar o mesmo movimento de forma errada por um longo período de tempo (1 mês, 2 mês ou mais) podem trazer consequências horríveis, podendo levar até mesmo a uma lesão crônica .
•falhas ou erros: Esse é o famoso “acidente de percurso “. É quando você já tem domínio sobre o movimento, porém por algum motivo você executa o exercício errado, seja por descuido ou falta de concentração.
Acredito que seja a causa mais inevitável da lista, pois pessoas não são perfeitas. Um dia podemos errar e isso é normal . Mas claro, tentando sempre ter atenção e ser menos imprudente possível.
•”Macaquice” fora de hora: Um pouco parecido com o primeiro da lista. As vezes na emoção em uma rodinha de amigos ou perto de meninas olhando , muitos tentam fazer alguma coisa inusitada para impressionar. Nessa tentativa inusitada que pode aparecer a lesão.
Eu por exemplo me lesionei dessa forma, tentei fazer algo que nunca estudei antes, nem tinha visto alguém fazendo, tudo na pura emoção. Conclusão, lesionei o ombro e fiquei 3 semana sem treinar a parte de cima do corpo. Importante sempre manter a postura,só executar aquilo que você já estudou,treinou e na hora certa !
Como prevenir lesões
•Boa execução de movimento : A melhor forma de se proteger das lesões é não fazendo o exercício com uma execução ruim. Vale muito mais apena você baixar o nível de repetições nas suas séries e realizar com boa forma do que altas repetições com uma forma ruim que provável de gerar uma lesão no futuro.
•Aquecimentos e alongamentos : alongar e esquecer fará seu corpo está melhor preparado para pegar no tranco. Na maioria dos esportes sempre os atletas se aquecem antes das partidas ou corridas para ter maior performance.
•Descansar : Dar tempo de recuperação para seus músculos e tendões é quase que obrigatório para se manter distante das lesões ! treinar todo os dia o mesmo músculo, principalmente com uma intensidade alta, pode está comprometendo suas articulações(obs :existem sim formas de treinamento que é possível treinar vários músculos todos os dias, porém essa técnica consiste em manter a intensidade baixa , mas tudo pensado e estudado para não gerar grandes riscos de lesões).
Portanto , é muito importante ter um bom cronograma de treinamento para que você tenha equilíbrio no tempo de descanso dos músculos.
O que fazer após se lesionar
•Pare agora mesmo! : A primeira coisa que podemos fazer de imediato após sofrer uma lesão é simplesmente parar o treino ! Como sabemos, o nosso corpo sempre avisa quando estamos em perigo ou com algum dano , a dor é o sinal que ele manda dizendo a você ” para agora mesmo ! Está machucando “. Continuar a série ou o treino inteiro lesionado, pode aumentar e muito o grau da lesão ! Podendo levar muito mais tempo para recuperar.
Eu mesmo já fui teimoso de continuar um treino com um incômodo no pulso, que acabou piorando muito a lesão. Conclusão, demorei mais tempo que eu demoraria pra recuperar se tivesse parado !
•Procure um médico : procurar um médico especializado na aérea é de grande importância. Ele saberá exatamente o tipo de trauma que ocorreu e como tratar da maneira certa .Mas aqui vai uma dica que ajudará muito enquanto você ainda não vai ao médico.
Você precisa saber identificar (que não é muito difícil ) onde foi sua lesão e não parar completamente sua rotina de treino . Por exemplo, quando me lesionei do ombro, toda minha rotina que não ativava essa parte eu continuei treinado ,como os músculos da perna e do abdômen.
•ter paciência na recuperação: Está lesionado é um situação muito angustiante , principalmente quando estamos progredindo bem e a lesão para com tudo .
Muitas vezes temos o medo de perder os resultados que ganhamos por ficar um tempo parado , é nessa hora que cometemos a besteira de continuar treinando mesmo lesionado ou voltando a treinar antes da hora !! Piorando muito mais a situação. O correto a se fazer é esperar recuperar 100% mesmo que você perca um pouco dos resultados. Treinar machucado só vai trazer mais perdas.